O flúor é um mineral natural presente em todo o globo terrestre, em alguns alimentos e mesmo, em alguns países, na água fornecida pelas empresas de serviço público.
Devido ao seu efeito preventivo contra a cárie, a própria Organização Mundial de Saúde aconselha o uso de flúor ajudando assim a reduzir a incidência de cáries dentária.
O flúor não somente reduz a incidência de cárie nos dentes das crianças e adultos, como também mantém o reparo nas etapas precoces de cárie nos dentes, mesmo antes de estarem visíveis.
E como atua então o flúor na sua função preventiva das cáries?
Concentrando-se no esmalte dos dentes, não só ajuda a endurecer o esmalte dos dentes de leite como permanentes.
Depois, também não podemos esquecer que é um importante aliado nos processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em sua boca.
Confuso? Passamos a explicar todo o processo…
1. A saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são libertados após a alimentação.
2. Noutras alturas, quando a saliva está menos ácida, ocorre o oposto, a remineralização, processo onde se dá a reposição do cálcio e do fósforo que mantém os dentes resistentes.
Ao estar presente durante a remineralização, o flúor faz com que os minerais depositados sejam mais duros do que seriam na sua ausência, ajudando não só a fortalecer seus dentes assim como a prevenir a dissolução durante a próxima fase de desmineralização.
Dessa forma, o flúor ajuda a impedir o processo de cárie e previne a cárie dentária.
Para uma boa saúde oral, aconselhamos a escovar os dentes com pasta de dentes com flúor (cerca de 1500ppm), principalmente após comer e antes de dormir.
Existe também a possibilidade de tratamentos adicionais com flúor, caso o clínico que o acompanha verifique um risco maior à cárie.