Com o artigo de hoje vamos procurar explicar as razões pelas quais se deve optar pela escolha de uma clínica de Medicina Dentária multidisciplinar em detrimento de um único profissional isolado para a solução dos seus problemas de saúde oral.
Facilidade na obtenção do diagnóstico, segurança no tratamento, otimização de tempo e atendimento completo são algumas das vantagens.
Como funciona então a Medicina Dentária multidisciplinar?
Vejamos um exemplo em que um paciente apresenta disfunções e problemas estéticos na boca.
Com a Medicina Dentária multidisciplinar vamos obter o tratamento necessário de modo eficaz, com segurança e agilidade, fruto da existência de profissionais das diversas áreas de intervenção que discutirão o caso entre si.
Numa clínica multidisciplinar, o paciente encontra profissionais das diversas áreas da medicina Dentária, como é exemplo a Endodontia, a Ortodontia, a Implantologia, a Odontopediatria, a Higiene Oral, entre outras.
À semelhança do que acontece quando acorremos a um hospital sem um diagnóstico concreto e que, por exemplo, um cardiologista comunica com o pneumologista para discutirem e percecionarem a co-relação entre os diferentes exames; também em Medicina Dentária é muito importante cada clínico ter a sua área de intervenção. Só assim conseguiremos proporcionar um resultado ágil, funcional, correto, de encontro ao estado de arte da Medicina Dentária e de encontro às espectativas de cada paciente.
Na Remiclínica contamos com profissionais de todas as especialidades em termos de Medicina Dentária e ainda um Laboratório próprio - Remidente - de prótese dentária (verifique o nosso site www.remiclinica.pt/medicina-dentaria).
Contudo, em qualquer Plano de Tratamento existem algumas etapas que inicialmente devem ser revisitadas antes de algum procedimento mais específico, nas quais se inclui uma bateria de exames e análise quanto à existência (ou não) de cáries, problemas de gengiva, remoção de tártaro e pigmento, revisão dos cuidados de higiene oral de cada pessoa.
Por exemplo, ainda que pretenda colocar implantes, sempre tem de fazer um check-up como mencionado acima. Ou, outro exemplo, antes da colocação de um aparelho dentário por forma a corrigir o posicionamento dos seus dentes; tem de se verificar como está a saúde da gengiva, eventual presença de cáries, etc. Saltar uma destas etapas implicaria comprometer todo o resultado terapêutico.
Outras das razões para a escolha de uma clínica multidisciplinar tem a ver com:
• Facilidade na obtenção do diagnóstico
Clínicas integradas oferecem um diagnóstico preciso e mais ágil, uma vez que o caso do paciente é analisado por profissionais com especialidades complementares. Muito mais rápido também pois o paciente não precisa perder tempo com deslocação, fazendo os exames radiológicos como CBCT, TAC, Rx Panorâmico num só lugar.
• Potencialização do tratamento
Uma equipa multidisciplinar consegue potencializar os tratamentos orais das pessoas, uma vez que cada disfunção/problema será considerado, avaliado e passará pelo profissional adequado.
• Atendimento completo
Realiza-se assim um atendimento completo, que passa pelas diferentes áreas da Medicina Dentária, visando um diagnóstico e tratamento integrado, harmonioso e global, considerando desde uma disfunção musculo-esquelética até, por exemplo, problemas estéticos.