Tal como a Odontogeriatria surgiu para dar resposta às necessidades dos pacientes acima dos 60 anos, também a Odontopediatria surge para especificar melhor a resposta que se dá a resolução de problemas dentários em crianças.
Com a evolução da medicina dentária, desenvolveram-se técnicas, aparelhos,
instrumentos, materiais utilizados assim como formas e métodos de abordagem dos profissionais de saúde perante os diferentes tipos de pacientes dependendo das idades.
Neste caso da Odontopediatria referimo-nos às crianças.
Aqui na Remiclínica contamos em especial com a Dra. Maria João Silva e a Dra. Bárbara Lemos, embora todos os nossos profissionais estejam aptos para atender crianças desde muito pequenas a adolescentes, devido a uma preparação muito direcionada quer do ponto de vista psicológico quer da metodologia aplicada.
Sabemos que cada vez mais os pais preocupam-se com a saúde oral dos seus filhos.
Uma consulta simples de rotina permite diagnósticos precoces de possíveis cáries,eventual má oclusão e outros problemas que detetados previamente são de resolução mais fácil e menos dispendiosos.
Tratamentos de prevenção
Aplicação de resinas ou selantes de fissuras, podem ser aconselhados pelo seu
dentista para prevenir o aparecimento de cáries.
Traumatismos dentários
Brincadeiras, quedas acidentais ou acidentes desportivos facilmente podem levar a pequenos traumatismos dentários.
Ao se detetar mobilidade em um dente ou a sua deslocação do sítio normal deve-se levar de imediato ao médico dentista para ser observada por forma a se fazer o correto diagnóstico da lesão. Mesmo quando se trata de dente de leite, “a ordem” é manter pois, ao se preservar o dente de leite significa proteger o espaço onde irá nascer o dente definitivo alinhado com os restantes.