CBCT (Cone Beam computer Tomography) ou Tomografia Computorizada de Feixe Cónico, vulgarmente conhecida como TAC dentária, é uma técnica de imagiologia médica avançada onde os raios-X são divergentes, formando um cone.
Com vantagens em relação à TAC convencional, aquando da sua realização, este exame efectua a recolha de imagem tridimensional em 360 graus com alta resolução e grande precisão, permitindo assim, a observação de detalhes anatómicos específicos muitas vezes omitidos em exames tradicionais a 2D, ou como diz o Dr. Cesaltino Remédio ( Diretor clínico da Remiclínica ) “... permite a aquisição de imagem tridimensional... obtendo-se logo a TAC superior e a TAC inferior, com muito menos radiação... com uma qualidade de imagem absolutamente estrondosa…”.
Complemento essencial ao estudo de situações que necessitem de ser clarificadas ao detalhe antes da tomada de qualquer decisão clínica, as imagens obtidas permitem planear cirurgias de forma minimamente invasiva, com prognósticos de pós-operatórios mais favoráveis.
Realizar um exame com recurso à técnica CBCT garante ao seu médico a fiabilidade necessária para avaliar e planear procedimentos futuros.
Sendo um exame com melhor qualidade de imagem, menos radiação, mais rápido e personalizável, o CBCT é um exame com mais-valias tanto na detecção de patologias como em procedimentos rotineiros dentários como no caso de uma desvitalização, por exemplo.
Solicitado muitas vezes para as multi especialidades dentro da Medicina Dentária, torna-se uma importante “ferramenta de trabalho” podendo ser utilizado em várias circunstâncias nomeadamente:
> Planeamento de Implantes;
> Projeções panorâmicas;
> Problemas causados por dentes oclusos;
> Visualização da qualidade da estrutura de dentes;
> Estudos do canal mandibular;
> Estudos na área da Endodontia;
> Planeamento de Cirurgias de forma minimamente invasiva;
Verifique o vídeo com o Dr. Cesaltino Remédios ( Diretor Clínico da Remiclínica ), não esquecendo de deixar o seu "LIKE" e comentando sempre que tenha dúvidas.