“Oclusão é uma área da medicina dentária que na prática se resume ao estudo da ATM (Articulação Temporomandibular)...” - Dr. Cesaltino Remédios, Diretor Clínico.
Ao conjunto dos distúrbios que envolvem a ATM (Articulação Temporomandibular), os músculos mastigatórios e todas as estruturas associadas damos o nome de Disfunção Temporomandibular (DTM).
E é aí que entra a Oclusão - tratar os casos de DTM.
Se temos, vinte e oito dentes ordenados corretamente no arco e em harmonia com todas as forças estáticas e dinâmicas que sobre eles atuam, estamos perante uma oclusão normal, estável, sã e esteticamente atrativa.
Nesta circunstância temos a articulação temporomandibular (ATM) livre de dores, ruídos ou outra disfunção.
Por outro lado, na má oclusão dentária, o ato de morder ou mastigar torna-se na maior parte das vezes desconfortável e doloroso.
Surgem sintomas como maior desgaste dos dentes, dores de cabeça, dores no pescoço, dores no maxilar e na mandíbula, sensações de perda de equilíbrio ou mesmo dificuldades de visão e respiração. Nos casos mais graves podemos mesmo chegar a alteração na aparência facial, dificuldades na fala, limitação na abertura bucal, aumento no risco de doenças orais, como a cárie ou mesmo a perda precoce de dentes definitivos.
Como referenciado no vídeo pelo Dr. Cesaltino Remédio, normalmente quando os pacientes chegam à Remiclínica já passaram por especialidades como a neurologia, otorrino ou mesmo a oftalmologia.
Tratamento? Sim é possível…
Através do uso de goteiras, que é um dispositivo criado pelos médicos de oclusão em conjunto com o nosso laboratório Remidente, nuns casos minimiza-se o problema e noutros chega-se mesmo a resolver, pois permite o relaxamento muscular dando algum descanso ao menisco, devolvendo assim às pessoas aquilo que estavam a perder - a posição correta de mastigação.
Faça a sua manutenção de uma forma regular, pelo menos de 6 em 6 meses para detetar precocemente patologias como a DTM.
Dúvidas? Deixe seu comentário no post.